domingo, 31 de março de 2013

Aleluia, o Senhor Ressuscitou, Aleluia!

Depois de ter vivido quarenta dias de Quaresma, sem cantar Aleluia, neste domingo de Ressurreição, com todos os nossos irmãos e irmãs, somos convocados a proclamar com alegria: "Aleluia, o Senhor Ressuscitou, Aleluia!"



Nossa fé na Ressurreição de Jesus, causa de nossa alegre esperança, porque a vida venceu a morte, baseia-se na fé dos primeiros discípulos de Jesus que o reconheceram ressuscitado ao crucificado!

A comunidade cristã percebeu e compreendeu aos poucos, pela ação do Espírito, que seu Mestre tinha ressuscitado e continuava vivo no meio deles.

Invadiu-os a certeza de que Deus tinha resgatado Jesus da morte, confirmando a veracidade e o valor de sua vida, palavra, de sua Causa. Deus está do lado de Jesus. 

Nessa experiência fundante da primeira comunidade, fundamenta-se a força missionária da Igreja que através dos séculos continua proclamando: "O Senhor Ressuscitou, verdadeiramente, aleluia!".

Fonte: IHU

sexta-feira, 29 de março de 2013

Via-Sacra na Paróquia N. Sª da Conceição, em Canoas

Via-Sacra

Veja fotos em https://www.facebook.com/clarisse.kopp





6ª feira Santa - Celebração da Paixão do Senhor



Na liturgia da Paixão do Senhor, não há celebração da eucaristia, apenas distribuição da comunhão. Além de uma introdução e conclusão silenciosa, a liturgia tem quatro momentos distintos:

1. Liturgia da Palavra: a liturgia da palavra nos apresenta uma síntese da vida e da ação de Jesus:

- Ele é o servo que carrega os pecados da humanidade (1ª leitura);
- O rei universal que dá a vida (evangelho);
- O único sacerdote e mediador entre Deus e a humanidade (2ª leitura).

2. Oração universal:
A oração universal exprime a abertura universal da comunidade, consciente de que a salvação de Cristo é oferecida a todos os homens.

3. Adoração da Cruz:
Jesus celebrou a sua Páscoa, "passando" através de uma morte dolorosa e humilhante, para chegar à ressurreição gloriosa. Honrando a cruz, adoramos e agradecemos a Jesus por seu amor.

4. Rito da Comunhão:
Não há oferendas a apresentar ao Pai. Não é renovado no altar o sacrifício da cruz. A comunhão é feita com o pão eucarístico consagrado na véspera.


Leitura da Paixão segundo São João:
A leitura da Paixão segundo São João nos introduz ao mistério pascal que, nesse dia, revivemos. Jesus morre no momento em que, no templo, se imolam os cordeiros destinados à celebração da Páscoa. João é muito sóbrio a respeito dos sofrimentos. Ele não pretende comover os cristãos com a descrição dos tormentos atrozes infligidos a Jesus, mas procura de todos os modos fazer entender a imensidade do seu amor. Jesus está consciente dos últimos acontecimentos de sua vida e missão. Não é arrastado pelos acontecimentos. Está preparado para dar a vida.

O objetivo de João é alimentar a fé dos discípulos e iluminá-los sobre o sentido misterioso do que aconteceu. Jesus era a "luz", mas os homens amaram mais as trevas do que a "luz", por isso, o rejeitaram e o condenaram.

Vamos retomar alguns fatos, relembrar alguns personagens, para, assim, vivenciarmos mais intensamente esse drama sagrado.

BEIJO DE JUDAS
Foi um sinal de amor (como uma flor), transformado em gesto de maldade. Foi a suprema falsidade de um homem, procurando traduzir com os lábios, o que não desejava o coração.

PERFUME DE MADALENA
Derramando aroma aos pés do mestre, a pecadora pública de Magdala demonstra que amar era aquilo que ela desejava e pecar era o que ela não queria. No lavar os pés de Jesus, ela manifesta o desejo de lavar a alma do pecado. Como Judas, também, ela beijou o Cristo. Só que Judas o beijou para traí-lo e ela para se libertar de sua vida de traição. Judas o beijou porque queria vendê-lo e ela o beija porque estava cansada de ser vendida.

TOALHA DE VERÔNICA
Sem ter medo de ninguém, uma mulher rompe o grupo violento dos soldados e enxuga o rosto do mestre coberto de sangue, certamente provindo dos furos causados pelos espinhos que lhe perfuravam a fronte.

BACIA DE PILATOS
Percebemos que foi usada como símbolo de covardia. Nela, os séculos reconhecem o sinal acabado da omissão. Por não ter tido coragem suficiente, omitiu-se o procurador romano, permitindo que Cristo fosse condenado, ainda que nele não visse nenhum mal. A bacia de Pilatos e a bacia de Jesus no lava-pés! Duas bacias bem diferentes.

SEPULTURA NOVA DE JOSÉ DE ARIMATEIA
Por causa desse homem rico, mas de profunda sensibilidade, Cristo não é lançado em vala comum e passa a ter direito a uma sepultura. Para nascer, Jesus não encontra um berço. Para descansar na morte, um túmulo lhe é ofertado. Talvez por lhe ter faltado na hora do nascimento, encontrou o amigo fiel na hora da morte. Às vezes, é assim. Precisa-se mais de um amigo para morrer do que para começar a vida.

- Durante a vida, ninguém deu valor ou até fez sofrer, mas quando morreu todos exclamam comovidos: "Coitado, ele era uma boa pessoa. Será insubstituível".

Conclui a narrativa com a imagem da festa das núpcias: a comunidade abraça o seu esposo e mostra ter entendido quanto foi amada por ele. Começa assim, no Calvário, a festa das núpcias que terá a sua realização plena no céu. Essa será a conclusão da história de amor entre Deus e o homem.

Padre Antônio Geraldo Dalla Costa

quarta-feira, 13 de março de 2013

Jesuíta, novo Papa é um homem discreto e simples


A igreja católica tem pela primeira vez na história um Papa latino-americano. O argentino Jorge Mário Bergoglio foi o eleito. Ex-arcebispo de Buenos Aires, ele se chamará Francisco.

Uma multidão aguardava ansiosa na praça de São Pedro pela aparição do novo pontífice, em meio a uma chuva persistente e ventos frios. Os fortes aplausos dos presentes demonstram a satisfação do público diante do fim da eleição.

"Anuntio vobis gaudium, habemus Papam" "(Anuncio uma grande alegria, temos Papa)", proclamou protodiácono francês Jean-Louis Tauran, no balcão da Basílica de São Pedro, ao revelar o 266º pontífice da história. Diante de uma multidão emocionada e muitos aplausos, Francisco agradeceu a nova incumbência e rezou uma Ave Maria.

A aparição foi rápida, mas suficiente para acalmar católicos de todo o mundo que, há dias, aguardavam pelo fim da indefinição de quem seria eleito Chefe da Igreja Católica.

Bergoglio, primeiro papa jesuíta e não europeu, não era apontado como um dos favoritos, batendo outros cardeais cujas apostas de papado eram fortes, como o italiano Angelo Scola e o brasileiro Odilo Scherer.

O conclave secreto que escolheu o primeiro papa latino-americano da história começou na noite de terça-feira com uma primeira votação, e nesta quarta-feira outras quatro rodadas aconteceram. A fumaça branca indicando que o novo pontífice tinha obtido a necessária maioria de dois terços aconteceu após a quinta votação.

Pela primeira vez na história do papado, o Chefe da Igreja Católica adota o nome de Francisco. Jorge Mário Bergoglio é filho de italianos, tem 76 anos e tornou-se arcebispo da arquidiocese da capital argentina em fevereiro de 1998. Em 21 de fevereiro de 2001, foi promovido a cardeal por João Paulo II.

Bergoglio é considerado um conservador moderado e mostrou uma forte oposição à legalização do casamento gay na Argentina em 2010.

De acordo com especialistas, Bergoglio é articulador com grande capacidade e tem perfil fortemente doutrinário.


O argentino Jorge Bergoglio, de 76 anos, eleito nesta quarta-feira (13) para suceder o papa Bento XVI, é um jesuíta austero, de tendência moderada e que leva uma vida discreta. Sua designação para ocupar o trono de São Pedro é a primeira de um latino-americano para dirigir a Igreja Católica, que também jamais esteve a cargo de um representante da Companhia de Jesus.

Arcebispo de Buenos Aires e primaz da Argentina, este homem tímido e de poucas palavras goza de um grande prestígio entre seus seguidores que apreciam sua total disponibilidade e sua forma de vida, afastada de qualquer ostentação.

Bergoglio nasceu no dia 17 de dezembro de 1936 no seio de uma família modesta da capital argentina, filho de um funcionário ferroviário de origem piemontesa e de uma dona de casa.

Frequentou a escola pública, onde se formou como técnico de química, e aos 22 anos se uniu à Companhia de Jesus, onde obteve uma licenciatura em Filosofia.

Depois de entrar para o ensino privado, começou seus estudos de Teologia e foi ordenado sacerdote em 1969. Aos 36 anos foi designado responsável nacional dos jesuítas argentinos, cargo que desempenhou durante seis anos.

Foi nos anos difíceis da ditadura argentina (1976-83), que Bergoglio precisou manter a qualquer custo a unidade do movimento jesuíta - invadido pela Teologia da Libertação - sob o lema de "manter a não politização da Companhia de Jesus", segundo seu porta-voz Guillermo Marcó.

Depois, viajou à Alemanha para obter seu doutorado e em seu retorno retomou a atividade pastoral como simples sacerdote de província na cidade de Mendoza (1.100 km a oeste de Buenos Aires).

Em maio de 1992, João Paulo II o nomeou bispo auxiliar de Buenos Aires e começou a escalar rapidamente a hierarquia católica da capital: foi vigário episcopal em julho deste ano, vigário-geral em 1993 e arcebispo coadjutor com direito de sucessão em 1998.

Converteu-se posteriormente no primeiro jesuíta primaz da Argentina e, em fevereiro de 2001, vestiu finalmente a púrpura de cardeal.

De acordo com a imprensa argentina, Bergoglio figurou entre os mais votados no conclave de 2005, que elegeu Joseph Ratzinger como sucessor de João Paulo II.

O arcebispo goza de prestígio geral por seus dotes intelectuais e dentro do Episcopado argentino é considerado um moderado, a meio caminho entre os prelados mais conservadores e a minoria progressista.

Em um país de maioria católica, se opôs de forma tenaz em 2010 à aprovação da lei que consagrou o casamento homossexual, a primeira na América Latina.

"Não sejamos ingênuos: não se trata de uma simples luta política; é a pretensão destrutiva ao plano de Deus", disse Bergoglio pouco antes da sanção da lei.

Também se opôs a uma mais recente lei de identidade de gênero que autorizou travestis e transexuais a registrar seus dados com o sexo escolhido.

Estas duas iniciativas esfriaram as relações entre a Igreja argentina e a presidente Cristina Kirchner, embora a presidente, que se declara cristã, seja contrária à legalização do aborto.

Apesar de sua meteórica carreira na hierarquia católica, continua sendo um homem muito humilde. Sua rotina começa às 4 e meia da manhã e termina às 21h.

É um grande leitor dos escritores argentinos Jorge Luís Borges e Leopoldo Marechal e do russo Fiodor Dostoievsky, amante da ópera e fã do clube de futebol San Lorenzo, curiosamente fundado por um sacerdote.


sexta-feira, 8 de março de 2013

Conclave terá início no dia 12 de março (terça-feira), decidem os Cardeais

A oitava Congregação Geral do Colégio dos Cardeais, encerrada no final da tarde desta sexta-feira, decidiu que o Conclave para a eleição do novo Pontífice terá início na terça-feira 12 de março de 2013.

Pela manhã, na Basílica de São Pedro, será celebrada a Missa “pro eligendo Pontifice” e na parte da tarde a entrada dos Cardeais no Conclave.



Fonte:  Rádio Vaticano

sábado, 2 de março de 2013

Arquidiocese promoverá retiros para o Clero

Estão abertas as inscrições para os Retiros 2013, destinados aos padres presentes na Arquidiocese de Porto Alegre.

O primeiro retiro acontecerá entre os dias 04 e 07 de março, na Casa de praia Tiberíades, em Cidreira. O encontro terá como pregador, o bispo diocesano de Montenegro, dom Paulo de Conto. A programação inicia à 12h do dia 04 de março e será concluído às 13h do dia 07.

O segundo retiro será em realizado entre os dias 08 e 11 de julho, no Seminário Menor São José, em Gravataí. A pregação estará a cargo do Frei João Inácio Müller, OFM.

As inscrições podem ser feitas na recepção da Cúria Metropolitana.

Mais informações através do contato com a Cúria Metropolitana através do telefone: (51)  3228-61969 ou pelo e-mail da PASCOM: pascom@arquipoa.com identificando o e-mail com o assunto: Retiro do Clero 2013